twitter
    Entre na nossa comunidade e tire suas dúvidas :)

Especial Copa do Mundo


Mais um ano de Copa do Mundo, os meses de junho e julho param para o futebol e todo lugar deste planeta fica concentrado nos gramados da Africa do Sul, o país sede da Copa de 2010. Pois bem, mais uma vez a Seleção Brasileira vai em busca do sonhado Hexa, já que em 2006 em vez de jogar bola, fez vexame. Então antes do show começar, o blog "Os Aleatórios" vai fazer um especial de todas as Copas do Mundo começando com a de 1930, na qual, o Uruguai foi campeão no seu próprio território.

A primeira Copa do Mundo, disputada em 1930, no Uruguai, surgiu do sonho do presidente da Fifa, na época uma entidade de apenas 24 anos, Jules Rimet, em realizar um torneio reunindo seleções de todo o planeta.

O troféu, batizado de Copa do Mundo, passou a se chamar Jules Rimet, em 1946, e décadas mais tarde ficaria de posse definitiva da Seleção Brasileira.

Esvaziada com a desistência de muitas seleções européias, somente França, Iugoslávia, Romênia e Bélgica atravessaram o Oceano Atlântico. Do continente americano disputaram Brasil, Argentina, Chile, México, Bolívia, Peru, Estados Unidos e Paraguai, além dos uruguaios, donos da casa.

Após 17 partidas e 64 gols marcados, a Copa chegou à decisão com os rivais da decisão olímpica de dois anos antes. O Uruguai, medalha de ouro em 1924 e 28, venceu a Argentina por 4 a 2, no estádio Centenário.

Dorado abriu o placar e colocou o Uruguai em vantagem aos 12 min de jogo. Peucelle, aos 20min, e Stábile, aos 37min, viraram o jogo para os argentinos. No segundo tempo, empurrado por sua fanática torcida, o Uruguai dominou a partida e Cea, Iriarte e Castro definiram o placar.

0 comentários:

Postar um comentário